Sábado, 23 Setembro, 2017
       Flickr
       YouTube
       Twitter
       Facebook
       Orkut

Pesquisa no Site

Estudos / Cursos

A Importância do Estudo Doutrinário

A necessidade do estudo e do conhecimento está na base de toda atividade espírita, desde o seu nascimento. Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, enfatizou a importância do estudo e do conhecimento como forma de discernir entre o dogmatismo e o que é comumente conhecido como "fé raciocinada".

No primeiro caso, em se tratando de um dogma, admitimos determinada crença ou doutrina sem contestação, sem passarmos pelo crivo da razão, negligenciando o entendimento e o debate salutar. No segundo caso, a busca da compreensão nos leva a entender o porquê dos acontecimentos, dos eventos, das narrativas e dos fatos anunciados por outra pessoa.
Há um conjunto de benefícios advindos do estudo, dentre os quais, destacamos:

  • O esclarecimento individual;
  • A compreensão do Evangelho e dos princípios espiritistas;
  • A unidade de princípios e a formação de multiplicadores que tenham verdadeiro entendimento das ideias;
  • O crescimento mental e espiritual, respaldado nas asas do conhecimento e da “reforma íntima”.

É importante ressaltar que em “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, em seu capítulo VI, item 5, no subtítulo Advento do Espírito de Verdade, existe um convite ao esclarecimento: “Espíritas! Amai-vos, eis o primeiro ensinamento, instruí-vos, eis o segundo.”

Os grupos de estudo estão distribuído em 29 salas de estudo, às 2ª, 3ª, 4ª, 5ª feiras e aos Sábados com cerca de 400 participantes e 50 facilitadores.

Saiba mais sobre cada um dos Estudos e Cursos que o CEAL oferece:

Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo

O estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo é no Centro Espírita André Luiz (CEAL) a porta de entrada para os demais cursos da Casa. Neste curso, pessoas recém chegadas ao CEAL têm o primeiro contato com a Doutrina Espírita, conhecendo preliminarmente seu aspecto moral.
Pessoas advindas de outras casas espíritas, que já possuam noções da Doutrina Espírita, podem pular essa etapa e iniciar os estudos diretamente na primeira fase do ESDE, mediante avaliação da Diretoria de Assuntos Doutrinários.

Última atualização em Dom, 26 de Setembro de 2010 13:55
 

Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita - ESDE

Conceito e Objetivo

O ESDE é uma reunião privativa de grupos, a qual objetiva o estudo metódico, contínuo e sério do Espiritismo, com programação fundamentada na Codificação Espírita.

Embora seja óbvio que o seu objetivo é o de estudar o Espiritismo de forma metódica, contínua e séria, com programação fundamentada na Codificação Espírita, não é demais ressaltar esse aspecto, uma vez que, ocasionalmente, se veem tentativas de se incluírem, nos cursos de ESDE, teorias estranhas ao contido nas obras básicas do Espiritismo. Desse modo, é preciso que estejamos sempre alertas, uma vez que o ESDE visa ao Estudo Sistematizado do Espiritismo, e nada mais.

Importância

A necessidade de sistematização do estudo do Espiritismo foi antevista por Allan Kardec, conforme se lê no Projeto 1868, inserido em Obras Póstumas, in verbis:

“Um curso regular de Espiritismo seria professado com o fim de desenvolver os princípios da Ciência e de difundir o gosto pelos estudos sérios (...) Considero esse curso como de natureza a exercer capital influência sobre o futuro do Espiritismo e sobre suas consequências. O pensamento espírita, neste ponto, não deixa margem para muita divagação. O conhecimento há de ser limitado, porque somos naturalmente limitados. Mas o espírito progride em conhecimento e em moralidade, cedo ou tarde, como aprendemos em O Livro dos Espíritos – Questão 192.”

“Conhecimento... É fruto de longa paciência, de ardorosa boa vontade e de profunda meditação”. (DEJEAN, Georges. A Nova Luz).

“O conhecimento espírita é orientação para a vida essencial e profunda do ser. Claro que a evolução é lei para todas as criaturas, mas o Espiritismo intervém no plano da consciência, ditando normas de comportamento suscetíveis de traçar caminhos retos à ascensão da alma, sem necessidade de aventuras nos labirintos da ilusão que correspondem a curvas aflitivas de sofrimento”. (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz).

Então, à medida que o Espírito desenvolve todo o seu potencial, não apenas intelectual, mas também moralmente, tem mais possibilidade de avançar no conhecimento. Se não pode chegar à essência absoluta das coisas porque não tem instrumentos adequados a este tipo de inquirição, pelo menos adquire uma visão mais lúcida e cada vez mais profunda e ampliada.

“O conhecimento real não é construção de alguns dias. É obra do tempo.” (XAVIER, Francisco Cândido. Agenda Cristã. Ditado pelo Espírito André Luiz).

Consequências

Não obstante a definição muito clara do seu objetivo, que é o de estudar a Doutrina Espírita, o ESDE traz consequências bastante amplas para aqueles que dele participam. Essas consequências podem-se resumir da seguinte maneira:

  1. facilita a reforma íntima;
  2. garante a unidade de princípios doutrinários espíritas;
  3. proporciona propagação da Doutrina Espírita nas bases em que foi codificada;
  4. desenvolve a fé raciocinada;
  5. segurança;
  6. serenidade;
  7. equilíbrio;
  8. autoridade.

Princípios Metodológicos

1. O (...) “estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Espírita (...), só pode ser feita com utilidade por homens sérios, perseverantes, livres de prevenções e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

2. “O que caracteriza um estudo sério é a continuidade que se lhe dá (...). Quem deseje tornar-se versado numa ciência tem que estudar metodicamente, começando pelo princípio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das ideias.” KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução VIII.

Conteúdo Programático

Programa Fundamental - Tomo I

Módulo I:     Introdução ao estudo do Espiritismo
Módulo II:    A codificação espírita
Módulo III:   Deus 
Módulo IV:   Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo V:    Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo VI:   Reencarnação
Módulo VII:  Pluralidade dos mundos habitados 
Módulo VIII: Lei divina ou natural
Módulo IX:   A lei de adoração.

(São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes).

Programa Fundamental - Tomo II

Módulo X:      Lei de liberdade
Módulo XI:     Lei de progresso
Módulo XII:    Lei de sociedade e Lei do trabalho
Módulo XIII:   Lei de destruição e Lei de conservação
Módulo XIV:   Lei de igualdade
Módulo XV:    Lei de reprodução
Módulo XVI:   Lei de justiça, amor e caridade
Módulo XVII:  A Perfeição Moral
Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

(São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes).

Programa Complementar - Tomo Único

Módulo I:    Vida no mundo espiritual
Módulo II:   Fluidos e perispírito
Módulo III:  O fenômeno de intercomunicação mediúnica
Módulo IV:   Dos médiuns
Módulo V:    Da prática mediúnica
Módulo VI:   Obsessão e desobsessão
Módulo VII:  Fenômenos de emancipação da alma
Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
Módulo IX:   Movimento Espírita e Unificação

(São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte).

Fonte: site da Federação Espírita Brasileira.

Última atualização em Ter, 12 de Outubro de 2010 08:24
 

Curso do Livro dos Médiuns

Esse curso visa explorar, de forma didática, os temas propostos no Livro dos Médiuns. Assim, reproduz os assuntos propostos por Kardec, englobando, dentre outros, as manifestações espíritas, o papel dos médiuns nas comunicações, os processos obsessivos e as questões ligadas às mistificações. É um curso essencial não apenas para os médiuns, mas para todo colaborador espírita.

Última atualização em Seg, 27 de Setembro de 2010 21:56
 

Curso de Passe

Esse curso é focado na capacitação de passistas e de todos que atuam ou querem atuar com fluidoterapia. O programa do curso mescla atividades teóricas e práticas e discute com profundidade temas como: fluidos, perispírito; o papel do passista e do assistido; os tipos de passes, dentre outros.

Última atualização em Seg, 27 de Setembro de 2010 21:50
 

Curso Sobre as Obras de André Luiz

Os cursos sobre as obras de André Luiz, oferecidos pela DIAD, oferecem o estudo detalhado das obras de André Luiz, em especial aquelas que compõem a coleção A Vida no Mundo Espiritual, composta pelos livros:

  1. Nosso Lar
  2. Os Mensageiros
  3. Missionários da Luz
  4. Obreiros da Vida Eterna
  5. No Mundo Maior
  6. Libertação
  7. Entre a Terra e o Céu
  8. Nos Domínios da Mediunidade
  9. Ação e Reação
  10. Evolução em Dois Mundos
  11. Mecanismos da Mediunidade
  12. Sexo e Destino
  13. E a Vida Continua...

Para o estudo das Obras de André Luiz, sugere-se, para melhor aproveitamento do curso, que o participante esteja cursando pelo menos o Programa Fundamental Tomo II do ESDE. No 1° Semestre de 2013, os cursos oferecidos são “Obreiros da Vida Eterna”, “Libertação” e  “Mecanismos da Mediunidade”.

Última atualização em Dom, 03 de Fevereiro de 2013 15:04
 

Estudo da Mediunidade no Antigo e Novo Testamento

Esse curso é realizado após a conclusão do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE e tem como foco o estudo da mediunidade aplicada, fundamentada nos textos do Antigo e do Novo Testamento. Além de discutir diversos conceitos do Espiritismo, como reencarnação; pluralidade de mundos habitados e os diversos tipos de mediunidade, utiliza-se de uma abordagem multidisciplinar, buscando elementos da História, da Filosofia e da Teologia, para a compreensão de que a mediunidade é inerente ao ser humano e, por isso, está presente em toda a história da humanidade.

Última atualização em Seg, 27 de Setembro de 2010 21:57
 

Curso de Estudo e Prática da Mediunidade

O Curso de Estudo e Prática da Mediunidade é um curso oferecido para quem concluiu o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE e é embasado no material proposto pela Federação Espírita Brasileira – FEB. O foco do curso é o estudo teórico e doutrinário dos fenômenos mediúnicos; da organização de uma reunião mediúnica; dos participantes de uma reunião mediúnica; bem como dos recursos desobsessivos espíritas. É um curso fundamental para todos aqueles que atuam ou querem atuar diretamente com mediunidade prática.

Última atualização em Seg, 27 de Setembro de 2010 21:50
 

Mensagem do Dia

Convém lembrar que os nossos ouvidos podem ser transformados em extintores do mal, todas as vezes em que o mal nos procure.

Calma - Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel.

Mapa do Site                  Fale Conosco

CONTATO

Centro Espírita André Luiz
QE 16, Área Especial "A" - Guará I
Brasília - DF
CEP: 71015-264
Tel.: (61) 3568-8629
Fax: (61) 3381-2995
[email protected]

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Flickr Flickr

Login