Quarta, 24 Abril, 2024

Pesquisa no Site

Saiba o que é o Culto do Evangelho no Lar

Saiba o que é o Culto do Evangelho no Lar
O que é o Culto do Evangelho no Lar?

O Culto do Evangelho no Lar, instituído por Jesus, na residência de Simão Pedro, em Cafarnaum, e recomendado constantemente pelos Espíritos Superiores, é uma necessidade urgente na época em que atravessamos, pois proporciona à criatura humana a bênção da libertação espiritual pelo esclarecimento e vivência da mensagem cristã.

É uma reunião espiritual, familiar, constituída de preces, leituras, e comentários, com base na Obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo” de Allan Kardec.


Como fazer o culto

Para realizá-lo, a família deve escolher o dia da semana e a hora mais conveniente ao seu recolhimento. Crianças também podem fazer parte da runião. No dia e horário fixados, reúnem-se os participantes em torno da mesa, iniciando-se o trabalho com uma leitura de preparação de ambiente, podendo-se utilizar diversas obras, tais como: Vinha de Luz, Fonte Viva, Pão Nosso, Jesus no Lar, etc.

Em seguida, realiza-se uma prece. Segue-se a leitura de uma parte da Obra “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Alan Kardec. Comentam-se, a seguir, as lições ouvidas, em clima permanente de entendimento fraterno. Encerrados os comentários, são feitas as preces pelos necessitados em geral (sofredores, inimigos, etc.).

Finalmente, ergue-se ao Pai uma prece de gratidão pela assistência recebida dos Espíritos Benfeitores, encerrando-se, assim, o trabalho, cuja duração pode ser de vinte a sessenta minutos.

Pode ocorrer a presença de visitantes ocasionais e, neste caso, podem ser convidados a participar; caso não sejam espíritas, devem ser esclarecidos sobre a finalidade da reunião. Há inclusive a possibilidade da reunião ser realizada por uma só pessoa – o roteiro a ser seguido é o mesmo.


Finalidade e importância:

• Estudar o Evangelho de Jesus possibilita compreender os ensinamentos cristãos, cuja prática nos conduz ao aprimoramento moral.

• Evangelizar a família, a sociedade, a nação, a Terra inteira.

• Criar em todos os lares o hábito de se reunir em família, para despertar e acentuar nos familiares o sentimento de fraternidade.

• Pelo momento de paz que o Evangelho proporciona ao Lar, pela união das criaturas, propiciando a cada um uma vivência tranquila e equilibrada, sob a inspiração de Jesus.

• Higienizar o Lar por pensamentos e sentimentos elevados e pela reforma moral e favorecer a influência dos Mensageiros do Bem.

• Facilitar no Lar e fora dele o amparo necessário diante das dificuldades materiais e espirituais, mantendo operantes os princípios da vigilância e da oração, facilitando o trabalho protetor dos Espíritos Benfeitores.

• Elevar o padrão vibratório dos componentes do Lar e contribuir com o Plano Espiritual na obtenção de um mundo melhor.

• Tornar o Evangelho conhecido, compreendido, sentido e exemplificado em todos os ambientes.

• Amparar, esclarecer e libertar da ignorância, da maldade e das ilusões os espíritos encarnados e desencarnados (sofredores, zombeteiros, obsessores, etc.).


Resumo para a Realização do Culto

1. Realizar leituras de preparo de ambiente, sendo recomendadas as seguintes obras: Vinha de Luz, Fonte Viva, Pão Nosso, Jesus no Lar, Agenda Cristã, Boa Nova, Luz no Lar, etc.

2. Prece de Abertura.

3. Leitura Evangélica (obra básica: “O Evangelho Segundo o Espiritismo”).

4. Comentários sobre a leitura.

5. Preces e pedidos diversos (para os que sofrem, para os inimigos, para a humanidade, etc.).

6. Prece de Agradecimento e Encerramento.


Livros recomendados:

O livro básico e indicado é O Evangelho Segundo o Espiritismo (Allan Kardec)

Livros recomendados: Caminho, Verdade e Vida, Pão Nosso, Fonte Viva, Vinha de Luz (Emmanuel); Agenda Cristã (André Luiz); Jesus no Lar - Alvorada Cristã (Neio Lúcio); Luz no Lar (Autores diversos); Deus Aguarda - Evangelho em Casa (Meimei); Messe de Amor (Joanna de Ângelis) e outros de conteúdos semelhantes.


A importância do Lar, na educação moral

É, no lar que os Espíritos se reencontram, sob o mesmo teto, na condição de pais, filhos e irmãos; nesse ambiente, são oferecidas as oportunidades de novo aprendizado moral, possibilitando aos reencarnados exercitarem-se no campo afetivo, desenvolvendo a fraternidade, a solidariedade, enfim, os sentimentos derivados do amor.

Assim, a função educadora e regeneradora da família é extremamente delicada e importante, quando se atribui à reencarnação a oportunidade de ascensão na escala evolutiva, através de novas experiências, no campo intelectual e moral.

Coerente com essa visão, afirma Emmanuel:* “A melhor escola, ainda é o lar, onde a criatura deve receber as bases do sentimento e do caráter”.

Emmanuel
*Psicografia de Francisco C. Xavier, O Consolador, questão 110, FEB.


Evangelho no lar

Trabalhemos pela implantação do Evangelho no Lar, quando estiver ao alcance de nossas possibilidades. A seara depende da sementeira.

Se a gleba sofre o descuido de quem lavra e prepara, se o arado jaz inerte e se o cultivador teme o serviço, a colheita será sempre desengano e necessidade, acentuando o desânimo e a inquietação.

É importante nos unamos todos no lançamento dos princípios cristãos no santuário doméstico.

Trazer as claridades da Boa Nova ao templo da família é aprimorar todos os valores que a experiência terrestre nos pode oferecer.

Não bastará entronizar as relíquias materiais que se reportem ao Divino Mestre, entre os adornos da edificação de pedra e cal, onde as almas se reúnem sob os laços da comunidade ou da atração afetiva. É necessário plasmar o ensinamento de Jesus na própria vida, adaptando-se-lhe o sentimento à beleza excelsa.

Evangelho no Lar é Cristo falando ao coração. Sustentando semelhante luz nas igrejas vivas do lar, teremos a existência transformada na direção do Infinito Bem.

O Céu, naturalmente, não nos reclama a sublimação de um dia para outro nem exige de nós, de imediato, as atitudes espetaculares dos heróis. O trabalho da evangelização é gradativo, paciente e perseverante. Quem recebe na inteligência a gota de luz da Revelação Cristã, cada dia ou cada semana transforma-se no entendimento e na ação, de maneira imperceptível.

Apaga-se nas almas felicitadas por essa bênção o fogo das paixões, e delas desaparecem os pruridos da irritação inútil que lhe situa o pensamento nos escuros resvaladouros do tempo perdido.

Enquanto isso ocorre, as criaturas despertam para a edificação espiritual com o serviço por norma constante de fé e caridade, nas devoluções a que se afeiçoam, de vez que compreendem, por fim, no Senhor, não apenas o Amigo Sublime que ampara e eleva, mas também o orientador que corrige e educa para a felicidade real e para o bem verdadeiro.

Auxiliemos a plantação do Cristianismo no santuário familiar, à luz da Doutrina Espírita, se desejamos efetivamente a sociedade aperfeiçoada no amanhã.

Em verdade, no campo vasto do mundo as estradas se bifurcam, mas é no lar que começam os fios dos destinos e nós sabemos que o homem na essência é o legislador da própria existência e o dispensador da paz ou da desesperação, da alegria ou da dor a si mesmo.

Apoiar semelhante realização, estendendo-se nos círculos das nossas amizades, oferecendo-lhe o nosso concurso ativo, na obra de regeneração dos espíritos na época atormentada que atravessamos, é obrigação que nos reaproximará do Mentor Divino, que começou o seu apostolado na Terra, não somente entre os doutores de Jerusalém, mas também nos júbilos caseiros da festa de Caná, quando, simbolicamente, transformou a água em vinho na consagração da paz familiar.

Que a Providência Divina nos fortaleça para prosseguirmos na tarefa de reconstrução do lar sobre os alicerces do Cristo, nosso Mestre e Senhor, dentro da qual cumpre-nos colaborar com as nossas melhores forças.

Bezerra de Menezes
Do livro “Temas da Vida”, psicografia de Francisco Cândido Xavier, Ed. CEU.

Mapa do Site                  Fale Conosco

CONTATO

Centro Espírita André Luiz
QE 16, Área Especial "A" - Guará I
Brasília - DF
CEP: 71015-264
Tel.: (61) 3568-8629
Fax: (61) 3381-2995
[email protected]

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Flickr Flickr