Sexta, 19 Abril, 2024

Pesquisa no Site

Emmanuel

EmmanuelEmmanuel é o nome do espírito que vinha tutelando a atividade mediúnica de Francisco Cândido Xavier, o maior médium psicógrafo, com mais de 400 obras psicografadas. Ao tempo da passagem de Jesus pela Terra, chamou-se Públio Lentulus - senador romano – e, ao que se sabe, foi a única autoridade que efetuou perfeita descrição Dele, através da célebre carta, publicada em numerosas línguas, autêntica obra-prima do gênero. Pessoalmente, encontrou-o, solicitando-lhe auxílio para a cura de sua filha Flávia, que, supomos, estaria leprosa.


Desencarnou em Pompéia, no ano 79, vítima das lavas do Vesúvio. Anos depois, reencarnaria como judeu na Grécia, já não mais sob a toga de orgulhoso senador romano, mas sim na estamenha do  modesto escravo Nestório, que, na idade madura, participava das reuniões secretas dos cristãos nas catacumbas de Roma. Podemos ficar com melhor conhecimento da história desse espírito através das suas obras: "Há Dois Mil Anos" e "Cinqüenta Anos Depois", transmitidas mediunicamente através de Chico Xavier. Estas obras constituem verdadeiras obras primas de literatura mediúnica e histórica.

O  Dr. Elias Barbosa diz-nos que Emmanuel, o mentor espiritual que todos respeitamos, foi a personalidade Manuel da Nóbrega, renascido em 1517. Inteligência privilegiada ingressou na Universidade de Salamanca, Espanha, aos 17 anos, e, com 21, inscreve-se na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra, freqüentando aulas de Direito Canônico e Filosofia. Em plena mocidade, recebe a láurea doutoral, sendo, então considerado doutor Padre Manoel da Nóbrega. Mais tarde, seria um dos principais fundadores da grande metrópole São Paulo. Foi também o fundador da cidade de Salvador - Bahia, a primeira capital do Brasil.

A informação de que Emmanuel teria sido o Padre Manoel da Nóbrega, foi dada pelo próprio Emmanuel em várias comunicações através da mediunidade idônea e segura de Francisco Cândido Xavier. No início da atividade mediúnica de Chico, nos anos trinta, ainda sem se identificar, Emmanuel disse-lhe que gostaria de trabalhar com ele durante longos anos, mas que necessitaria de três condições básicas para o fazer: 1ª disciplina, 2ª disciplina e 3ª disciplina, o que Chico cumpriu. Emmanuel fez também parte da falange do Espírito da Verdade que trouxe à terra o Cristianismo restaurado. No Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec inseriu uma mensagem de Emmanuel, recebida em Paris, em 1861, intitulada “O Egoísmo”. (Cap. XI).

Além dos dois livros históricos citados, temos ainda várias dezenas de outros, dos quais destacamos: "Paulo e Estevão", obra que, segundo Herculano Pires, justificaria, por si só, a missão mediúnica de Francisco Cândido Xavier, "Ave, Cristo" e "Renúncia", livros estes que, juntamente com os citados anteriormente, ajudam-nos a entender o nascimento do Cristianismo. Emmanuel foi considerado o 5º Evangelista, pela superior interpretação do pensamento de Jesus. Analisemos os seus livros: "Caminho, Verdade e Vida", "Pão Nosso", "Vinha de Luz" e "Fonte Viva". Visto ser completamente impossível, num trabalho deste gênero, falar de toda a sua obra transmitida através de Chico Xavier, gostaríamos, no entanto, de registrar os livros: "A Caminho da Luz", que nos relata uma História da Civilização à Luz do Espiritismo e Emmanuel, livro constituído por diversas dissertações importantes sobre Ciência, Religião e Filosofia.

Fonte: Entrevistas, Salvador Gentil e Elias Barbosa, IDE.

 

Mapa do Site                  Fale Conosco

CONTATO

Centro Espírita André Luiz
QE 16, Área Especial "A" - Guará I
Brasília - DF
CEP: 71015-264
Tel.: (61) 3568-8629
Fax: (61) 3381-2995
[email protected]

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Flickr Flickr