Quinta, 25 Abril, 2024

Pesquisa no Site

Eurípedes Barsanulfo

Eurípedes BarsanulfoEurípedes Barsanulfo nasceu em 1º de maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais. Logo cedo, manifestou-se nele profunda inteligência e senso de responsabilidade, qualidades conquistadas naturalmente em vidas passadas. Era ainda bem moço, porém estudioso e com tendências para o ensino, por isso foi incumbido pelo seu mestre-escola de ensinar aos próprios companheiros de aula. Respeitável representante político  de sua comunidade tornou-se Secretário da Irmandade de São Vicente de Paula, tendo participado ativamente da fundação do jornal “Gazeta de Sacramento" e do "Liceu Sacramentano”. Logo assumiu a posição natural de líder, por sua segura orientação quanto aos verdadeiros valores da vida.


Através de informações prestadas por um de seus tios, tomou conhecimento da existência dos fenômenos espíritas e das obras da Codificação Kardequiana. Persistiu lecionando e entre as matérias incluiu o ensino do Espiritismo, provocando reação em muitas pessoas, sendo por esse motivo, pressionado e perseguido.

Em Barsanulfo desabrocharam várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, o que atraía para Sacramento, centenas de pessoas. Auxiliava a todos, sem distinção de classe, credo ou cor, e onde se fizesse necessária a sua presença, lá estava ele. Logo sentiu a necessidade de divulgar o Espiritismo, aumentando o número de seus seguidores. Para isso fundou o “Grupo Espírita Esperança e Caridade”, no ano de 1905, onde passou a desenvolver trabalhos doutrinários e de assistência social.

O autor, narra ainda que, em 1º de abril de 1907, fundou o Colégio Allan Kardec, o qual ficou conhecido em todo o Brasil, como o verdadeiro marco no campo do ensino. Eurípedes Barsanulfo seguiu com dedicação as máximas de Jesus, até o último instante de sua vida terrena, por ocasião da pavorosa epidemia de gripe que assolou o mundo em 1918, a qual veio encontrá-lo à cabeceira de seus enfermos, auxiliando centenas de famílias pobres. Havia chegado ao término de sua missão terrena. Esgotado pelo esforço desprendido, desencarnou no dia 1º de novembro deste mesmo ano, aos 38 anos de idade, rodeado de parentes, amigos e discípulos.

A cidade de Sacramento em peso, em verdadeira romaria, acompanhou-lhe o corpo material até a sepultura, sentindo que ele ressurgia para uma vida mais elevada e mais sublime.

Fonte:
- GODOY, Paulo Alves - GRANDES VULTOS DO ESPIRITISMO – Federação Espírita do Estado de São Paulo – 1ª edição – 1981 – São Paulo – SP.
- http://www.pedagogiaespirita.org/escolaespirita/escolaespirita.htm

 

Mapa do Site                  Fale Conosco

CONTATO

Centro Espírita André Luiz
QE 16, Área Especial "A" - Guará I
Brasília - DF
CEP: 71015-264
Tel.: (61) 3568-8629
Fax: (61) 3381-2995
[email protected]

REDES SOCIAIS

Facebook Twitter Flickr Flickr